Por sua maior estabilidade e menor perda de pacote, as redes via cabo ainda são recomendadas como a melhor opção para quem precisa fazer grandes transferências de arquivos, assistir a vídeos em resoluções muito altas ou jogar online.
Porém, cada vez mais temos aparelhos conectados à internet via wireless como smartphones, notebooks, Smart TVs e é fundamental ter uma conexão de qualidade em todos os cômodos. Mas nem sempre isso é possível com um roteador tradicional.
Mesmo que o plano contratado seja de alta velocidade, é comum que em alguns locais o sinal fique mais fraco. Isso acontece porque diversos outros fatores também impactam a conexão sem fio, por exemplo, o tamanho do ambiente, a forma e materiais usados na construção e até mesmo na decoração do local, interferências causadas por outros equipamentos utilizando wifi, o número de dispositivos, usuários conectados entre outros.
A rede Mesh permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos, também chamados de módulos, que se comunicam entre si para formar uma rede única. Ela é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão. A ideia é colocar vários roteadores em pontos estratégicos no local para se comunicarem entre si. Um deles é conectado ao cabo que recebe a internet e ele espalha o sinal para os demais aparelhos. Estes demais módulos também podem ser conectados via cabo caso deseje uma melhor performance para sua rede.
Fonte:https://blog.intelbras.com.br
Como funciona a tecnologia Mesh
Você deve estar se perguntando então qual a diferença entre um repetidor e o Mesh. Para começar, o repetidor apenas replica o sinal. Se o sinal já for ruim ao chegar no repetidor, ele pode ficar ainda mais fraco dependendo da capacidade do aparelho. Além disso, cada repetidor se comunica independentemente com o roteador. Já no Mesh, a unidade principal distribui o sinal mantendo uma única rede entre todos.
O próprio nome ajuda a compreender como esse sistema funciona: em inglês, “Mesh” significa malha. É como se cada módulo fosse um nó, ou ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi. Desta forma, a rede Mesh permite eliminar as “zonas mortas” que são aqueles pontos cegos em que o sinal fica muito fraco ou muitas vezes nem chega. Basta instalar os módulos em locais estratégicos para ter uma área de maior cobertura, com mais velocidade e conectividade.
Fonte: https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/deco-m5/
Diferença entre Roteadores Rede Mesh x Wi-Fi comum
Quando se trata de conexão Wi-Fi, os roteadores costumam ser a primeira opção para empresas e residências. Há equipamentos disponíveis no mercado que proporcionam uma boa área de cobertura e excelente qualidade de sinal. No entanto é comum que apenas um roteador não seja suficiente para atender espaços maiores ou com alta demanda de conexão, deixando de aproveitar assim de forma melhor a cobertura Wi-Fi.
Lembrando que obstáculos como paredes por exemplo e o número de dispositivos conectados interferem na qualidade da conexão. Em geral, quanto mais longe do roteador, mais fraco e sem estabilidade é o sinal.
E é aí que o Mesh entra, criando uma única rede entre os módulos, assim os dispositivos podem se conectar sempre no melhor sinal disponível, melhorando a experiência de navegação e garantindo a melhor conexão possível. Aparelhos como o Twibi da Intelbras e o Deco M5 da TP Link são exemplos de equipamentos que desempenham uma excelente performance.
Estes roteadores geralmente trabalham com dual band, 5 GHz e 2,4 GHz o que não é um problema para a tecnologia Mesh que cria uma rede para as duas frequências, de maneira que o sistema identifica automaticamente qual o ponto de acesso com melhor conexão. Desta forma, o usuário pode se locomover no espaço entre diferentes pontos sem perder o sinal.
A transição entre seus nós é feita de forma sincronizada, logo que identifica uma movimentação, ele analisa as diversas possibilidades de rotas para o fluxo de informações definindo sempre o melhor caminho de maneira mais rápida e com a menor perda de pacotes de dados.
Ilustração: Roteador Twibi Mesh Intelbras
Agora que você já sabe o que é rede mesh e como essa tecnologia melhora seu dia a dia, entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Essa é a Raya Tech!
Paixão por tecnologia, foco na solução.