A tecnologia transformou a maneira de fazer negócios de empresas dos mais variados segmentos. No cenário atual, companhias e instituições de pequeno, médio e grande porte possuem uma infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) para manter as operações em dia.
Com uma importância nunca antes vista no mercado, a tecnologia é responsável por auxiliar no bom funcionamento dos negócios e, ao mesmo tempo, falhas relacionadas a esse setor podem gerar grandes prejuízos e, em casos mais sérios, causar a falência de empresas – especialmente as micros e pequenas.
Desse modo, é extremamente necessário que o gestor esteja atento à manutenção adequada da infraestrutura de TI de seu negócio. Falhas nos data centers – considerados o coração do setor de TI de uma empresa – podem ocorrer caso a manutenção não seja realizada da maneira correta. Assim, existem muitos riscos que colocam o sucesso dos negócios em perigo.
Dentre os principais riscos, cinco podem ser destacados como os mais graves e preocupantes. Veja:
Erros de software
Os problemas de software são, com certeza, uma das principais demandas do setor de TI dentro de uma empresa. Isso porque é comum que todos os tipos de software apresentem falhas com o decorrer do tempo. Contudo, é preciso ficar atento: esses problemas podem sim ocorrer, mas não com frequência.
Muitas vezes, quando o software apresenta erros repetidos diariamente ou ao longo de um mesmo dia, pode ser que o problema não se encontre nele, mas sim na infraestrutura de TI da empresa. É possível que, com a manutenção incorreta da infraestrutura, hardwares inadequados para os softwares estejam instalados.
Para que os hardwares sejam adequados aos softwares, é necessária uma manutenção correta e frequente dos equipamentos. Além disso, as compras dos dispositivos devem ser realizadas por profissionais que detém conhecimento no assunto.
O uso de programas de fontes duvidosas também pode gerar erros de software, colocando em risco equipamentos e programas podendo trazer danos inclusive para a segurança de dados e informações sigilosas.
Problemas de segurança
Os problemas de segurança estão no topo dos mais graves enfrentados por empresas que não realizam a correta manutenção da infraestrutura de TI. Com a falta de servidores, hardwares e softwares adequados, dados da empresa e dos clientes ficam vulneráveis e podem ser acessados por indivíduos mal-intencionados.
As falhas de segurança envolvem problemas relacionados à contaminação dos dispositivos por vírus – ou malwares – e roubo de dados e arquivos, que, muitas vezes, são confidenciais e, quando em mãos erradas, podem comprometer o sucesso e o crescimento dos negócios.
Além de comprometer o futuro da empresa, um possível ataque hacker pode expor os dados dos clientes, o que traz como consequência, perda de confiança e de credibilidade.
Para que esses problemas sérios sejam evitados, é necessário que o gestor invista em uma infraestrutura de TI adequada, além de uma manutenção correta e frequente dos equipamentos, que deve ser realizada por profissionais capacitados e experientes.
Implementar uma rotina de backups e investir em serviços de monitoramento constantes também podem se mostrar uma boa alternativa para evitar problemas com a segurança e possíveis ataques de hackers.
Falta de comunicação entre os colaboradores
A falta de comunicação entre os colaboradores dentro de uma empresa pode trazer diversos problemas para os negócios. Pequenos erros que poderiam ser evitados com a comunicação podem desfavorecer a imagem da empresa junto aos clientes.
Para que a falta de comunicação seja evitada, é preciso que a infraestrutura de TI da empresa seja adequada, bem como os profissionais precisam estar sempre prontos para solucionar esses problemas de forma rápida e ágil.
Atualmente, é necessário lembrar que o setor TI é estratégico para o crescimento da empresa, justamente por razões como a solução de problemas como a falta de comunicação. A manutenção da infraestrutura tecnológica de uma empresa deve ser feita da maneira correta para não haver maiores erros.
Problemas de priorização
Os profissionais de TI dividem suas demandas em categorias de baixa, média e alta urgência. Falhas na infraestrutura do setor podem atrapalhar a priorização das atividades, o que afeta não somente os profissionais da TI, mas também os colaboradores de toda a empresa – uma vez que a tecnologia é responsável pelo funcionamento de inúmeros setores.
Problemas de planejamento
Os problemas de planejamento estão diretamente ligados à falta de comunicação dentro de uma empresa. Ao apresentar erros que comprometem a comunicação dos colaboradores, a infraestrutura de TI pode gerar obstáculos para a organização e o planejamento dos negócios por parte dos gestores.
Desse modo, é fundamental que a empresa tenha um calendário de manutenção preventiva da infraestrutura de TI. A correta manutenção dos dispositivos impede a ocorrência de falhas que, em maior ou menor grau, podem comprometer o sucesso dos negócios, especialmente junto aos clientes.
Como saber se a manutenção da infraestrutura está adequada?
Contudo, como é possível saber se a manutenção da infraestrutura de TI é adequada para a empresa? Em primeiro lugar, é necessário considerar o número de falhas técnicas ocorridas em um determinado período de tempo – um dia, uma semana ou um mês, por exemplo. Se os problemas forem abundantes, fica claro que a infraestrutura de TI precisa de uma correta e frequente manutenção para a proteção e o bom funcionamento dos negócios da empresa.
A Raya Tech, empresa líder em soluções tecnológicas com mais de 20 anos de história, oferece serviços de manutenção de infraestrutura de TI. Contamos com equipe especializada empenhada em realizar o serviço adequado para a sua empresa. Entre em contato para obter mais informações!