Em 2020, a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeras mudanças para a rotina pessoal e profissional de pessoas ao redor de todo o mundo. No âmbito do trabalho, por exemplo, muitos colaboradores se viram diante de uma nova situação: a modalidade de trabalho home office. No final de março, pouco mais de um mês depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, cerca de 60% dos brasileiros estavam trabalhando em regime de home office(ou teletrabalho), segundo a pesquisa realizada pela Hibou em parceria com a Indico.
Traduzido como “em casa”, o home office designa qualquer trabalho que é desempenhado fora do ambiente disponibilizado pela empresa. Apesar de necessária para conter a disseminação da Covid-19, a modalidade pode trazer riscos para os colaboradores e para os negócios. Isso porque, fora do ambiente empresarial, a segurança da informação corre mais riscos.
A segurança da informação consiste, basicamente, na proteção do conjunto de dados e arquivos de determinado indivíduo ou empresa. O conceito está baseado em pilares que prezam pela segurança em primeiro lugar, tais como: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.
Empresas de pequeno, médio e grande porte precisam da segurança da informação para proteger seus dados e arquivos de pessoas mal-intencionadas, como hackers e ladrões de dados. Apesar da extrema importância, a segurança da informação pode estar em perigo quando os trabalhadores estão em regime home office. Para que o colaborador esteja ciente dos riscos, a empresa precisa explicar o que é a segurança da informação e as principais medidas que podem ser tomadas.
Abaixo você encontra cinco dicas que podem auxiliar na manutenção da segurança da informação durante o período em que os colaboradores estão em home office. Confira:
Comunique seu colaborador
A modalidade de trabalho home office é uma grande novidade para muitos trabalhadores. Desse modo, é possível que alguns se sintam perdidos com a nova rotina e, assim, encontrem diversas preocupações durante o período em que estão em casa. Assim, é comum que muitos sequer se lembrem do conceito de segurança da informação.
Além de estarem preocupados com outras questões trazidas pelo home office, existem alguns colaboradores que não conhecem ou não entendem a importância de proteger dados e arquivos da empresa. É por isso que a empresa deve disponibilizar um profissional para explicar e conversar sobre o tema com os funcionários que vão para o home office durante um período.
As dificuldades para lidar com a tecnologia podem variar de colaborador para colaborador e, por isso, sugere-se que a empresa faça uma espécie de treinamento completo com os funcionários. Ensinar a fazer login no sistema, salvar arquivos no servidor e prezar pela segurança da informação são alguns dos tópicos que não podem faltar nesse tipo de reunião.
Uma boa dica é solicitar aos colaboradores do setor de TI (Tecnologia da Informação) a criação de tutoriais simples e práticos, que mostrem como o funcionário deve se portar diante de algumas situações que podem ocorrer durante o home office. Algumas sugestões de materiais são: “meu computador foi infectado por vírus. O que devo fazer?”; “como acessar o sistema da empresa de casa?” e “como entrar em contato com o setor de TI em caso de emergência?”.
Fora isso, o advento da tecnologia permite o acompanhamento, bloqueios, solicitações e tantas outras funcionalidades por via remota, oferecendo mais comodidade e segurança para a empresa contratante.
Dispositivos eletrônicos
Muitas empresas disponibilizaram dispositivos eletrônicos para os colaboradores que foram enviados para o trabalho home office, como celulares, computadores e notebooks. Apesar de pertencer à empresa, os dispositivos não estão mais sob a proteção que a corporação oferece dentro de seus limites físicos. Desse modo, o colaborador precisa ter cuidado redobrado!
Alguns passos importantes referentes à segurança da informação devem ser repassados aos colaboradores, sendo alguns deles:
Atenção aos golpes!
Com tantos funcionários longe do ambiente físico de costume, é necessário redobrar a atenção quanto ao uso inadequado dos equipamentos. O acesso à rede remotamente exige cuidados, além disso, é preciso ficar atento ao que é instalado e acessado neste período. Aplicativos não verificados, downloads e acesso a contas pessoais podem ser prejudiciais. Cuidado.
Confie em quem entende de segurança da informação
Empresas especializadas em tecnologia costumam oferecer serviços relacionados à segurança da informação. Esse é o caso da Raya Tech, empresa referência no mercado de tecnologia com mais de 20 anos de história. Com profissionais altamente capacitados e experientes em segurança da informação, a Raya Tech pode garantir a segurança dos dados e arquivos de uma empresa mesmo quando os colaboradores estão trabalhando em regime home office.
Não deixe de proteger seus negócios. Entre em contato com a Raya Tech e saiba como os profissionais podem contribuir com a segurança da informação da sua empresa!