É a mais antiga dos tipos de lâmpadas. Esse é o modelo mais antigo que conhecemos, luz amarela e pouca iluminação. A energia elétrica passa por meio de um filamento de metal que, quando aquecido, gera a luz.
Está entre os tipos mais comuns. Essas lâmpadas geram luz a partir da reação de gases em contato com a energia elétrica. Como não geram calor, elas são mais econômicas, mais duráveis e têm melhor eficiência energética.
É um tipo de lâmpada entre a incandescente e a fluorescente. Para acender, esse tipo de lâmpada faz uso de um halogênio, que reage com o fio para gerar a luz. Este tipo de lâmpada cai bem para iluminação decorativa em pontos específicos, pois possuem um facho de luz direcionado. Elas funcionam em luminárias de teto, de chão ou abajures.
Não é à toa que as lâmpadas de LED estão entre os tipos de lâmpadas mais vendidos do mercado: elas são eficientes, econômicas, duradouras e podem ser utilizadas tanto na decoração quanto na iluminação principal.
Também conhecidas como lâmpadas smart, são o que temos de mais moderno entre os tipos de lâmpadas. Elas possuem luz, cor, temperatura e intensidade totalmente reguláveis por aplicativos no smartphone via Wi-Fi ou Bluetooth.