Ao longo das últimas duas décadas, a terceirização passou a ser um dos tópicos mais discutidos por gestores no meio trabalhista. Isso porque essa modalidade apresenta vantagens que podem auxiliar na redução de custos e na maior produtividade da empresa. A terceirização é mais comum em alguns setores específicos, como limpeza, segurança e profissionais de TI (Tecnologia da Informação).
As vantagens da terceirização de TI – também conhecida como outsourcing de TI – são inúmeras e podem ser sentidas em pouco tempo após a correta implementação da modalidade na empresa. Para que se avalie a possibilidade de implementar o outsourcing de TI nos negócios, é preciso que o gestor esteja atento não só às vantagens que a terceirização do setor pode trazer, mas também na qualidade de implementação do processo.
Abaixo estão descritos os cinco principais benefícios que a terceirização de TI traz. Confira:
Economia com despesas
A redução de custos é um dos principais objetivos de qualquer gestor. Por isso, a economia no caixa é um dos fatores que mais chama atenção para a terceirização dos serviços de TI em uma determinada empresa. Dados mostram que, com a correta implementação da modalidade, os negócios podem poupar até 25% por mês com o suporte do outsourcing. Outra proposta que entra na seara da economia de despesas é a atualização facilitada de serviços. Ao implantar um modelo tradicional, a empresa contratante precisa injetar altos investimentos em máquinas e outros equipamentos. Quando obsoletos, é preciso trocar ou atualizar, de maneira que será necessário um novo investimento.
Desse modo, se a empresa está buscando uma maneira de reduzir custos, a terceirização do setor de TI pode ser uma solução viável.
Aumento da produtividade
A baixa produtividade no setor de TI é um dos principais problemas dentro de uma empresa e, muitas vezes, os gestores sequer se dão conta disso. Dificuldades com a tecnologia são comuns e podem desperdiçar muito tempo hábil dos profissionais, o que compromete o sucesso dos negócios. E esse é mais um ponto em que a terceirização de TI pode ajudar: o aumento da produtividade.
O outsourcing de TI permite que empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, consigam resolver seus problemas tecnológicos com mais rapidez e agilidade. Isso porque os profissionais terceirizados são mais capacitados, o que aumenta as chances de serem especialistas em determinado contratempo.
Empresas de grande porte, por outro lado, podem contar com o apoio de suporte da terceirização de TI para a execução de atividades operacionais, o que permite que os profissionais da própria equipe tenham mais tempo disponível para ações mais estratégicas para o crescimento e para o desenvolvimento da empresa.
Profissionais mais qualificados
Profissionais mais qualificados e mais experientes também configuram uma vantagem do outsourcing de TI. Isso ocorre porque empresas especializadas na prestação de serviços voltados à tecnologia buscam os profissionais mais capacitados do mercado para a integração de uma equipe.
Além de maior qualificação, a empresa pode contar com os serviços desses profissionais sempre que precisar, uma vez que eles se encontram à disposição do seu negócio.
Essa é uma vantagem importante porque, muitas vezes, empresas – especialmente de pequeno e médio porte – não conseguem arcar com os custos de treinamento e capacitação dos profissionais de TI. No outsourcing, essa é uma incumbência da empresa terceirizada.
Flexibilidade
A flexibilidade é uma das principais vantagens para empresas que buscam soluções mais adaptáveis para seus negócios. Em empresas de qualquer porte é comum que flutuações na demanda ocorram sem avisar, seja em momentos de crise ou em momentos em que a economia do setor está mais aquecida que o comum.
Em qualquer uma das situações, é preciso que a empresa se adapte ao novo modelo de negócio. E é exatamente nessa parte que o outsourcing de TI traz a vantagem de flexibilidade: de acordo com o contrato, é possível pagar apenas pelos serviços que usa e, assim, a empresa pode aumentar ou diminuir a demanda de forma simples, prática e rápida.
Foco no core business
Por último, mas não menos importante, está a vantagem em manter o foco no core business da empresa. A terceirização de atividades que não fazem parte do core business da empresa, como é o caso do setor de TI em muitos negócios, permite que os profissionais tenham mais tempo hábil para se dedicar às atividades que são essenciais para o crescimento e para o desenvolvimento da empresa.
Suponha que o dono de uma rede de lojas esteja enfrentando problemas de TI, e acaba perdendo tempo demais tentando resolver estas questões, deixando seus serviços prioritários, como gerir suas lojas, supervisionar o funcionamento dos caixas e orientar o setor de compras, para outro momento. Ao delegar os serviços de TI, este gestor terá mais tempo livra para dedicar-se aos processos críticos da empresa.
A tecnologia é indispensável para qualquer negócio – inclusive para lojas, como no exemplo acima –, mas os gestores precisam focar no produto final para fazer com que os negócios tenham sucesso. Desse modo, o outsourcing de TI é uma excelente alternativa para gestores de empresas em que a tecnologia é apenas um meio para a execução das atividades.
O foco no core business permite que os gestores concentrem mais esforços e tempo nas atividades essenciais para o crescimento e para o desenvolvimento da empresa. Com funcionários terceirizados, preocupações secundárias passam a não fazer parte do foco dos gestores.
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