A gestão de uma empresa, exige atenção especial quanto ao cumprimento de legislações trabalhistas, especialmente no que se refere às normas de proteção à saúde e à integridade física do colaborador. O conceito de segurança do trabalho é, atualmente, somado ao termo e-Social.
O que é e-Social?
O e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma atualização do sistema de segurança criado em 2014 com o objetivo de unificar a prestação das informações ligadas às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos colaboradores de uma determinada empresa. O novo conceito exige que os negócios estejam preparados e atentos, já que a checagem dos dados por parte dos órgãos fiscalizadores ficou mais simples, fácil e rápida.
O que é segurança do trabalho?
O conceito de segurança do trabalho engloba a prevenção de acidentes relacionados à atividade profissional desempenhada por um colaborador dentro ou a serviço de uma determinada empresa. A precaução é feita por meio da adoção de diversas medidas que têm o objetivo de prevenir ou até eliminar os riscos que ameaçam a saúde e/ou a integridade física do trabalhador.
Para que os colaboradores fiquem protegidos, existem leis que preveem normas e regras de segurança. As medidas devem ser adotadas e fiscalizadas por gestores, afim de proteger e proporcionar mais segurança aos funcionários.
O que muda na segurança do trabalho?
O e-Social não modifica regra ou norma alguma da legislação sobre saúde e segurança do trabalho. Desse modo, todos os cuidados referentes à segurança e à salubridade devem continuar a ser preocupações dos empregadores.
Normas Regulamentadoras
As NR (Normas Regulamentadoras) são um conjunto de regras desenvolvido pelo Ministério do Trabalho para assegurar a segurança do colaborador. Ao todo, existem 36 NRs vigentes, que tratam de diversas áreas e setores trabalhistas e, assim, estabelecem regras específicas. É importante lembrar que o cumprimento das normas deve ser observado tanto pelos gestores da empresa quanto pelo próprio colaborador.
Dentre as 36 NRs, três são destacadas como as principais:
Levando o nome de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, essa NR descreve diretrizes de monitoramento e direcionamentos de profissionais que ocupam espaços como esses.
Como se adequar às regras?
O empregador é o responsável pela implementação das medidas de segurança dentro da empresa. Contudo, de acordo com a legislação, o colaborador também assume parte da responsabilidade, já que deve obedecer às normas e fiscalizar o cumprimento das regras. Também é papel do fiscal promover palestras educativas afim de educar o seu pessoal e os colocar por dentro de todas as mudanças, direitos e deveres dentro do ambiente de trabalho quando o assunto é segurança.
Para que o conjunto entre gestor e funcionário funcione e as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas e seguidas, existem algumas dicas que podem facilitar o procedimento. Confira:
Treinamentos para os colaboradores
Disponibilizar treinamentos sobre a segurança do trabalho para os colaboradores é o primeiro passo para garantir a efetividade da implementação das normas. Para que possam seguir as regras, os funcionários devem estar devidamente instruídos para agir de maneira correta e adequada.
Os treinamentos podem ser feitos de acordo com cada setor da empresa e devem demonstrar os principais riscos envolvidos na atividade profissional desempenhada pelos funcionários em questão. Além disso, é importante mostrar aos colaboradores as medidas de prevenção de acidentes, bem como a maneira correta de aplicar e seguir as regras.
Esses treinamentos devem ser realizados sempre que gestores acharem necessário, levando em consideração o comportamento da equipe e visando atualizar os funcionários das regras vigentes e de novas medidas.
Análise de riscos
Para que os colaboradores estejam seguros e as medidas de segurança do trabalho sejam efetivas dentro da empresa, é preciso que os gestores analisem, de forma frequente e contínua, todos os riscos existentes nas atividades laborais. Em empresas do ramo elétrico, por exemplo, é preciso levantar informações sobre a ocorrência de choques e quedas.
No exemplo acima, os responsáveis pela empresa precisam buscar medidas de prevenção a acidentes com choques e quedas, especialmente no que se refere ao uso dos EPIs.
Investimento em inovação
Por último, mas não menos importante, é necessário considerar que as questões relacionadas à segurança do trabalho precisam estar alinhadas com os padrões da empresa. Do mesmo modo que em outros âmbitos, a tecnologia e a inovação precisam fazer parte das medidas de segurança do trabalho. Seja pela proteção do colaborador ou pela otimização da rotina, a tecnologia deve estar presente em todos os campos.
Sistemas modernos de gerenciamento, por exemplo, são mais rápidos, eficientes e, principalmente, mais seguros. Desse modo, soluções automatizadas e tecnológicas são ótimas alternativas de reduzir riscos quanto aos colaboradores.
A Raya Tech, empresa referência no mercado de tecnologia há mais de 20 anos, atua executando serviços com total respeito às regras e normas de segurança do trabalho.