O termo infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) pode ser definido como o conjunto de elementos necessários para fornecer tecnologia para um usuário, seja esse uma pessoa física ou uma empresa. Os elementos que compõem grupo são: hardware – servidores, armazenamento de dados, redes e sistemas –, software, instalações e todos os demais equipamentos relacionados com a tecnologia da informação. De maneira geral, a infraestrutura de TI é formada por recursos físicos e virtuais que suportam o processamento, o armazenamento e o fluxo de dados.
Qual é a importância da infraestrutura de TI?
Há algum tempo, o departamento de TI era visto como uma área de suporte para a empresa, o que significa que o setor não mantinha relações diretas com os objetivos do negócio e das vendas. Entretanto, diante da existência de inúmeros softwares, aplicativos e soluções com IA (Inteligência Artificial), empresas de todo o mundo precisam automatizar suas vendas e processos para se enquadrar nos novos modelos de mercado. Adotar a tecnologia como uma aliada pode ser uma boa estratégia para conseguir melhorar ou alavancar os negócios.
Desse modo, os gestores devem estar cientes da importância do setor e da infraestrutura de TI dentro da empresa. Os profissionais deste departamento são os responsáveis pela implementação e pelo funcionamento de softwares, bem como pela proteção de dados e arquivos confidenciais.
Dentro das empresas, as equipes de TI são formadas por colaboradores da própria corporação ou por terceirizadas. Dentre vantagens e desvantagens, a terceirização de serviços deste departamento tem sido algo comum em empresas de pequeno, médio e grande porte, especialmente após as mudanças da legislação trabalhista.
Contudo, antes de terceirizar os serviços e as infraestruturas de TI, gestores e diretores precisam avaliar se essa é a melhor decisão para a empresa.
O que considerar antes de terceirizar a infraestrutura de TI?
Antes de optar pela terceirização da infraestrutura de TI de uma empresa, existem alguns fatores que precisam ser considerados e avaliados pelos gestores. Dentre eles, se destacam:
Observar as necessidades da empresa
O primeiro ponto a ser verificado antes de escolher a terceirização de serviços de TI é rastrear quais são as necessidades da empresa. A meta é reduzir custos? Aumentar as vendas? Modernizar o processo? Ou criar uma nova experiência para conquistar e fidelizar novos clientes?
As soluções para os problemas acima variam e, por isso, é necessário que o gestor compreenda quais são as necessidades e os objetivos a serem alcançados pela equipe de TI. As soluções variadas podem partir de diferentes áreas da Tecnologia da Informação, algo importante a ser levado em consideração para o fechamento do contrato com colaboradores internos ou com a empresa terceirizada.
Comparar os valores
Gestores de pequenas, médias e grandes empresas têm conhecimento de que a terceirização de serviços diminui os custos da corporação. Contudo, nem sempre é fácil perceber essa economia na prática. Para isso, é preciso tomar o segundo passo: após verificar quais são as necessidades e os objetivos da empresa e, assim, saber quais são os profissionais necessários para a solução dos problemas, é hora de fazer orçamentos.
Em um primeiro momento, avalie o custo da implementação de um departamento interno de profissionais de TI. Para isso, considere todos os colaboradores necessários e os custos que a empresa teria com folha de pagamentos, equipamentos, infraestrutura, manutenção e equipamentos. Feito isso é hora de realizar um orçamento com uma empresa que oferece o serviço terceirizado.
Ao ter os dois orçamentos em mãos, é preciso comparar os valores e verificar qual opção é a mais vantajosa financeiramente para a empresa. É muito provável que a alternativa de terceirizar os serviços de TI se mostre mais sustentável para os negócios.
Avaliar a expertise
Se depois de saber quais são os profissionais necessários para a solução de problemas da empresa o gestor optar pela terceirização da infraestrutura de TI, é hora de apurar quais são as empresas que oferecem esse serviço. Faça uma lista com as preferências e avalie quais suprem as expectativas para alcançar os objetivos da empresa. Para isso, é importante saber sobre quais softwares são usados, quais são os serviços oferecidos e o portfólio dos profissionais. Todos esses fatores devem estar em consonância com as necessidades da corporação.
Além disso, é importante buscar ajuda externa, ou seja, procurar por clientes e ex-clientes dessas empresas e pedir uma avaliação dos serviços prestados por elas.
Considerar a segurança
Dados e arquivos confidenciais são assuntos de extrema importância que não devem ser negligenciados por empresa alguma. Desse modo, é necessário que o gestor, antes de contratar uma empresa de terceirização de infraestrutura de TI, considere a cibersegurança. É preciso verificar o que essas empresas apresentam como soluções para garantir a segurança e a privacidade dos dados, impedindo que ataques e roubos de informações aconteçam. Neste tópico, a principal dica é: opte pela empresa que vai colocar a segurança do seu negócio como prioridade.
Pensando em terceirizar a infraestrutura de TI de sua empresa? A Raya Tech, empresa de tecnologia com mais de 20 anos de história, oferece outsourcing de TI. Entre em contato para mais informações.