A mudança constante no mundo digital é um fato. Corporações e seu pessoal de TI precisam enfrentar transformações frequentes para atender as novas demandas, aplicar novos serviços e se adequar às novas maneiras de operar dentro desse vasto mundo de tecnologia e conexão.
Aos poucos a antiga e tradicional arquitetura de TI foi perdendo fôlego. O modelo físico In House, mantido internamente se mostrou insuficiente, pois limitava passos mais largos rumo a digitalização dos servidores, que por sua vez, se tornaram obsoletos por não conversarem com as novas tecnologias.
Além disso, o alto custo de investimento e manutenção deste modelo, abriu as portas para uma nova estrutura de trabalho de TI mais segura, interconectável, híbrida e de custo-benefício mais amigável: o outsourcing de TI.
A terceirização desse serviço promete mudanças consideráveis no dia a dia das corporações. Especialistas estimam que até 2025, 80% das empresas terão fechados seus data centers tradicionais, o que reafirma a forte tendência na adoção do outsourcing pelas corporações.
Para entender melhor como a terceirização desse serviço acontece e de que maneira você pode se preparar para o futuro, acompanhe o artigo.
Entenda o Outsourcing de TI
Antes de qualquer coisa, é preciso entender do que se trata o Outsourcing. Essa palavra, nada mais é do que a terceirização. Assim como é natural vermos empresas terceirizando serviços de limpeza, hoje a terceirização de TI é uma realidade capaz de oferecer a quem contrata, maior otimização e melhor performance do parque tecnológico enquanto reduz despesas com equipamentos e profissionais.
Os serviços mais requisitados no outsourcing de TI são:
– Atendimento;
-Processamento de dados;
-Criação de aplicativos;
– Gestão de rede.
Em suma, a terceirização de TI funciona bem para quem deseja um gerenciamento de ponta, realizado por especialistas para melhorar recursos tecnológicos de sua empresa. A Raya Tech desenvolve projetos e sistemas de armazenamento, servidores para segurança, telefonia, comunicação interna e soluções em auditoria, assessoria e consultoria de TI.
Saiba como se preparar para o outsourcing de TI
Se você quer estar um passo à frente e iniciar esta mudança dentro da sua corporação, a nossa dica é: comece pela Rede, de preferência uma rede privada!
Adotando a rede privada na sua empresa, você evita falhas de segurança e minimiza riscos de exposição de dados da sua organização e claro, de seus clientes. Investir nessa solução traz consigo muito mais segurança, evitando queda no sistema e claro, excluindo o risco de interrupção do fluxo de trabalho.
O que a sua empresa pode esperar
A Modernização e digitalização do seu negócio exige adequações, mas é, sem dúvida parte importante do processo de evolução de sua empresa. Através dela você poderá obter:
Mais controle de serviços
Optando pela terceirização de TI, estarão disponíveis relatórios de atividades executadas, prestação de contas e realização de visitas periódicas para realizar a avaliação do status do equipamento e dos softwares utilizados, precavendo acumulo de serviços e atrasos em entregas.
Redução de custos com equipe
Contratar analista de TI, técnicos e programadores, por exemplo serão feitas de forma mais simplificada. Além da redução de custos com recrutamento, pagamentos e extras, optar pelo outsourcing de TI diminui custos, inclusive com a montagem de infraestrutura local.
Assertividade das atividades
Ao terceirizar o setor de TI da sua empresa, você ganha em assertividade, visto que é possível definir exatamente o especialista mais indicado para a sua demanda. Agindo dessa maneira, o investimento acaba se tornando mais objetivo, sendo aplicado exatamente naquilo que a sua empresa realmente precisa dentro da área de tecnologia de informação. Com isso, além dos ganhos de produtividade você e seus colaboradores terão mais tempo e recursos para focarem no core business.
Escalabilidade
Aplicar o outsourcing de TI é obter facilidades quando novas mudanças forem necessárias. Com infraestrutura híbrida, mais próxima dos consumidores e interconectada, é possível ampliar e facilitar a escalabilidade de toda a cadeia de tecnologia de informação, oferecendo mais suporte quando novas mudanças forem aplicadas.
Tipos de Outsourcing de TI
Existem três modelos de outsourcing de TI e são eles:
Offshore
Neste modelo de Outsourcing de TI, tanto a infraestrutura quanto a manutenção, suporte e desenvolvimento de softwares são enviados para outros países, geralmente naqueles em que o desenvolvimento tecnológico está em grande crescimento e precisam de impulso para continuarem com desenvolvimento pujante. Não por coincidência, alguns países com forte demanda no modelo Offshore são aqueles inseridos no BRICS, agrupamento de países de mercado emergente como Rússia, Índia e China. Estes oferecem serviços a um custo mais baixo do que a média de mercado e por isso, atrai tantos adeptos. Um ponto a ser considerado neste tipo de proposta é a grande possibilidade de ruídos de comunicação devido a diferença de idiomas. De difícil compreensão e com poucos fluentes em mandarim, russo ou hindi, as empresas precisam contar com essa possível adversidade no cotidiano de suas funções.
Nearshore
Não muito diferente do Offshore, o Nearshore também buscar outros países para abrigarem sua infraestrutura, manutenção e desenvolvimento de software de Ti de suas empresas. No entanto, os países em questão geralmente são próximos e com idiomas parecidos com o do contratado. Esse modelo privilegia o fuso horário semelhante, o que pode facilitar na solução de problemas diários. Países próximos também tendem a falarem línguas semelhantes e por isso, o idioma parecido também pode influenciar na melhor fluidez dos serviços.
Onshore
No Onshore a terceirização é realizada dentro do mesmo país, estado ou cidade. O modelo, amplamente difundido e adotado por grande parte das empresas que escolher o outsourcing de TI para suas empresas. A proximidade geográfica e a língua igual facilitam a comunicação, alinhamento de tarefas e a realização de processos.