Com a globalização e o desenvolvimento crescente da tecnologia, o relacionamento com o cliente tem sido um meio eficiente de fazer negócios em todo o mundo. Empresas de pequeno, médio e grande porte e de todos os segmentos devem estabelecer comunicação com os clientes para aquecer suas vendas e, por isso, os meios de contato devem ser sempre ágeis e eficientes.
A boa notícia para os gestores é que, com a tecnologia atual, é possível se manter próximo do público consumidor. Seja por meio de serviços de telefonia, de internet ou de datacenters, o importante é que a empresa esteja sempre disponível para atender o cliente como ele deseja ser atendido.
O que são datacenters?
Os datacenters, também chamados de Centro de Processamento de Dados, podem ser definidos como ambientes estruturados para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados e roteadores. De maneira geral, são edificações que abrigam toda a infraestrutura tecnológica de uma empresa.
Os equipamentos que abrigam servidores e dados são, geralmente, montados sobre armários e racks metálicos. Dada a importância dos datacenters para a empresa, é necessário que o ambiente possua uma excelente proteção contra incêndios, além de um sistema de resfriamento para os racks e armários, que tem o objetivo de manter a temperatura estável para o bom funcionamento de todos os dispositivos.
Por questões de segurança, os datacenters são restritos a apenas alguns colaboradores da empresa. Esses espaços são fundamentais para serviços e atividades de diversos setores da economia mundial, como: energia, telecomunicações, transporte, sistemas de segurança, bancos, internet e saúde pública.
Desse modo, é possível dizer que os datacenters são componentes essenciais para qualquer departamento de TI (Tecnologia da Informação). Duas características inerentes aos datacenters são a flexibilidade e a escalabilidade, que são necessárias em praticamente todas as atividades corporativas realizadas pela internet atualmente.
O que causa indisponibilidade em datacenters
Para gerenciar um datacenter é necessário lidar com diversos problemas e suas soluções. Em ambientes tecnológicos, os profissionais da TI já estão adaptados a dificuldades que demandam tempo e esforço para serem solucionadas. Quando não resolvidas, essas questões podem trazer prejuízo para as empresas.
As falhas nos datacenters podem causar indisponibilidade nos serviços prestados aos clientes, o que é extremamente maléfico para a empresa.
Quais são as razões que levam a essa indisponibilidade dos dados e serviços?
Os principais motivos são, em ordem crescente:
– Falhas dos componentes tecnológicos;
– Falhas humanas e falhas de software;
Além de causar indisponibilidade nos serviços, esses problemas podem levar à perda de dados, o que é ainda pior para a empresa. Para que esses efeitos possam ser evitados ao máximo, é necessário que a corporação se previna desses problemas:
Falhas dos componentes tecnológicos do datacenter
As falhas dos componentes tecnológicos podem estar diretamente ligadas ao ambiente do datacenter. Isso significa que podem ser causadas por problemas nos ativos, que ocorrem devido a quedas de energia, quebras de bateria e outros fatores. Apesar de não haver como prevenir falhas em um hardware, é possível evitar que essas falhas causem indisponibilidade ou perda de dados.
Uma solução para evitar a indisponibilidade de serviço e a perda de dados está em garantir a redundância dos componentes do datacenter, o que significa que, caso ocorra uma falha nos componentes, o componente redundante é ativado e não paralisa totalmente o funcionamento.
Falhas humanas
As falhas humanas podem ser responsáveis por erros nas configurações dos componentes de datacenters, bem como por modificação, corrupção ou exclusão de dados. Para que esses problemas sejam evitados, é necessário que a equipe de TI seja extremamente capacitada e especialista na função que desempenha.
Falhas de software
As falhas de software podem trazer inúmeros problemas para a empresa, já que podem, além de causar indisponibilidade dos serviços, afetar o armazenamento de dados e corrompê-los ou excluí-los.
É normal que os softwares sofram degradação com o passar do tempo devido às evoluções da tecnologia, às mudanças de ambiente e outros fatores. Desse modo, é necessário que o setor de TI mantenha os softwares sempre atualizados afim de evitar as falhas.
A indisponibilidade pode levar a empresa à falência
Os datacenters, bem como serviços de telefonia, devem estar em pleno funcionamento para que uma empresa consiga estar em contato com seu público consumidor. Além disso, a disponibilidade de serviços garante a satisfação dos clientes. Nos casos de falhas desses setores ligados à TI, a indisponibilidade dos serviços e a exclusão de dados podem representar grandes perigos para as empresas.
A indisponibilidade gera insatisfação nos clientes, já que eles não estão recebendo os serviços que contrataram e investiram capital. Desse modo, é possível que a insatisfação se transforme em uma desistência de contrato e, assim, o fim da prestação de serviços é inevitável.
Mesmo que pareça pouco, perder um cliente pode mexer com a receita das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. Além disso, é preciso considerar que, se um cliente esteve insatisfeito a ponto de cancelar os serviços, existem outros que podem estar prestes a tomar a mesma atitude.
Desse modo, é preciso que as empresas invistam na prevenção de acidentes que levam às falhas e indisponibilidade nos datacenters e nos serviços de telefonia afim de reduzir as chances de falência dos negócios.
A importância de serviços especializados
Dada a importância dos datacenters e dos serviços de telefonia para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, é necessário confiar os serviços a uma empresa especialista no assunto. A Raya Tech é uma empresa do segmento de tecnologia com mais de 20 anos de história. Com a atuação de profissionais altamente capacitados, a Raya Tech tem expertise para realizar soluções que auxiliam os clientes e parceiros a aperfeiçoar e levar seus negócios ao crescimento.
Entre em contato com a equipe da Raya Tech e saiba como a equipe pode auxiliar você e sua empresa a evitar indisponibilidades nos serviços de telefonia e nos datacenters.