Não é de hoje que a Tecnologia da Informação é peça chave para o bom funcionamento e fluidez de uma empresa. CEOs preocupados com as soluções advindas de recursos de informação sabem que o pleno funcionamento da TI melhora a produção, a transmissão, armazenamento e o acesso a segurança de informações dentro de sua corporação.
Se você está a frente de uma organização certamente já se atentou às inovações frequentes que a tecnologia nos apresenta. De olho no futuro e em tudo o que está por vir neste setor, cinco tendências em TI merecem destaque e podem fazer a diferença na sua empresa. Acompanhe.
Edge Computing
Empresas de todos os tamanhos e setores utilizam o armazenamento em nuvem para prevenir fraudes, guardar dados importantes, garantir atendimento remoto e oferecer suporte e conexão entre pessoas e serviços no mundo todo.
Com tantos dados a serem processados, o Cloud Computing já demonstra sobrecarga, insuficiência e instabilidade, o que pode ser um problema para o CEO que procurar assegurar o bom funcionamento dos serviços oferecidos para seus clientes e colaboradores.
Para ajudar a sanar adversidades como essas, uma forte tendência já pode ser apontada: o Edge Computing.
Considerada uma nova forma de computação, o Edge Computing realiza a conexão e transmissão de dados para um servidor próximo, que pode entender o ambiente e obter respostas mais rápidas. Para ser mais exato, o Edge Computing tira o processamento pesado que está numa computação em nuvem e coloca dentro de um servidor local para que atenda aquele ambiente. Acredita-se que esta tendência será fundamental para o sucesso desse novo formato de TI.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (AI) pode estar inserida no contexto de TI em muitas instâncias, sobretudo na que diz respeito ao apoio as equipes de TI otimizando processos que antes levariam muito tempo e altos custos. A Inteligencia Artificial é capaz de substituir o trabalho humano por softwares inteligentes, intuitivos e responsivos, que trabalham incansavelmente em tarefas complexas, oferecendo a organização, resultados mais efetivos e permitindo que colaboradores se dediquem a tarefas mais relevantes para aquele negócio.
Com a AI, a Tecnologia da Informação estará ainda mais interligada a outras tecnologias, podendo lidar com o grande fluxo de trabalho de forma mais inteligente, e assertiva.
Essa tendência está ganhando cada vez mais força e com o passar dos anos evoluirá ainda mais.
Essa hiper automação fortalece três pilares dentro da indústria:
– Diminuição de falhas;
-Aumento da produtividade;
-Menos esforço humano e produção em tempo reduzido.
IoT
A Internet das Coisas pode ser uma grande aliada para empresas de todos os segmentos. Ao desenvolver equipamentos controlados por dispositivos amigáveis, ou fazer equipamentos funcionarem de maneira conectada a outros, formando uma rede poderosa de automação.
Basta imaginar como seria incrível aparelhos de monitoramento de um paciente em uma UTI completamente interligados. Caso o monitor cardíaco percebesse uma baixa na frequência de batimentos, ele poderia startar uma ação, liberando automaticamente o medicamento correto na corrente sanguínea do paciente e, ao mesmo tempo, emitiria um alerta para a equipe médica.
Esse é apenas um dos exemplos em que a IOT pode ser aplicada. Não é necessário ir tão longe. Dentro de um escritório onde a IOT está inserida numa impressora, por exemplo. Pouco antes da tinta acabar, ela emite um aviso para a central, que faz o pedido de uma nova remessa de tintas e já abre uma Ordem de Serviço solicitando um técnico para realizar a substituição.
Estes são apenas dois exemplos dentro da da infinidade de aplicações que a IoT pode ser aplicada. Dentro de carros, casas, escritórios, condomínios, sistemas de câmeras e alarmes e até em indústrias enormes.
5G
Sem previsão certa para chegar ao Brasil, a tecnologia 5G é uma promessa que promete virar tendência. Além de oferecer mais velocidade em relação ao 4G, o 5G promete verdadeiras mudanças no cotidiano das empresas. CEOs podem esperar maior velocidade e estabilidade de conexão, melhor aproveitamento da IA aumentando a produtividade e o aproveitamento do armazenamento em nuvem. Ao chegar nas organizações, o 5G exigirá da TI qualificação suficiente para atender às novas demandas.
Privacidade
A Amplitude do meio digital e o controle de exposição são pautas cada vez mais discutidas. Essa tendência não é uma surpresa, visto que a transparência e a privacidade no ciberespaço são preocupações frequentes na vida de um CEO.
Na prática, podemos esperar mudanças significativas quanto a políticas mais éticas do uso de tecnologia e na forma como ela se aplica nas corporações a fim de propor o uso mais responsável da tecnologia, protegendo dados de empresas e informações de clientes e usuários.
Agora que você já sabe o que o futuro propõe para a sua empresa, que tal se preparar da melhor maneira? A Raya Tech está há 20 anos trilhando caminhos em tecnologia, ajudando empresas a terem o melhor no campo de TI, Elétrica e Telecom. Nossa equipe está a postos para atender a sua empresa! Nos contate!